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Sopa de letras, salada de siglas, quebra-cabeça. Os termos são usados em tom de brincadeira, mas quando o assunto é marketing digital há, de fato, uma infinidade de expressões que podem assustar. Para você entabular aquele papo sem parecer perdidão, tiramos uma foto no tempo dos termos e das tecnologias mais utilizadas na gestão de marcas no ambiente digital.

MARKETING E VENDAS

AdBlocking
Trata-se de uma extensão para navegadores que bloqueia toda e qualquer publicidade na internet desde que o usuário a autorize e implemente.

Analytics Real Time
Como o nome sugere, analytics real time significa a capacidade da empresa utilizar dados para guiar suas ações em tempo real. Sites de comércio eletrônico, por exemplo, podem promover ofertas específicas para determinados clientes enquanto eles navegam pelo site, mas esta é uma necessidade de marcas de qualquer segmento.

Automação de Marketing
Plataformas de tecnologia que permitem a execução de ações de marketing digital de maneira automatizada para facilitar o trabalho e acelerar resultados. Em geral, o termo é mais utilizado no contexto de compra de inventário em sites a partir de perfis de audiência (mídia programática) e disparo de e-mails a partir de um comportamento específico do usuário.

API
Sigla de Application Programming Interface. API é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro. Um exemplo é o próprio RD Station, que possibilita integrações com sites e outros softwares por meio da API.

Autoridade de página (AP)
É o quanto os buscadores valorizam uma página em relação a outras para posicioná-la nos resultados da busca referente a um termo (palavra-chave) específico. A quantidade e a qualidade de links que direcionam para ela são os principais elementos analisados para isso.

Big Data
Conceito que ganhou força no início dos anos 2000, descreve o enorme volume de dados, estruturados ou não, que impactam os negócios. No entanto, o importante não é a quantidade de dados. E sim o que as empresas fazem com essa informação. Big Data pode ser direcionado para a obtenção de insights que levam a melhores decisões e direções estratégicas de negócio.

Bounce Rate
Traduzido como “taxa de rejeição”, é a porcentagem que indica quantos visitantes acessaram uma única página do site de sua empresa e saíram em seguida, sem continuar a navegação. A rejeição pode ocorrer porque a página tem problemas de design ou de utilização ou porque o visitante encontrou todas as informações que buscava nessa única página.

Branded Content
É o conteúdo de marca com narrativa, focado e baseado em histórias de e para as pessoas, que conta com investimento de uma empresa para ser produzido. A marca se conecta ao formato criando e apoiando projetos que traduzam sua essência, seu propósito e, acima de tudo, que sejam significativos para a vida de seus consumidores.

Busca orgânica
É a forma como os termos relacionados à marca e suas propriedades digitais vão aparecer gratuitamente e de forma natural no ranking dos buscadores, dependendo da sua relevância para a busca realizada.

CAN-SPAM
Abreviatura de Controlling the Assault of Non-Solicited Pornography and Marketing Act, é uma Lei assinada pelo então presidente George W.Bush, nos Estados Unidos, no fim de 2003, que proíbe e-mails comerciais não solicitados.

CDO
Sigla para Chief Data Officer. É o diretor executivo de dados contratado pelas empresas para transformar toneladas de informação em novos produtos, negócios e serviços.

Cloud
“Nuvem”, na tradução literal, representa a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, no qual recursos compartilhados, softwares e informações são fornecidas e organizadas, permitindo o acesso por meio de qualquer dispositivo conectado à internet.

Closed-Loop Marketing
Coleta e analisa dados de clientes de múltiplos canais para fornecer um ciclo contínuo de entendimento de hábitos e preferências dos clientes que contribui para a ajustar a estratégia de marketing.

Content Marketing
Diferentemente do Branded Content, que é mais centrado nas pessoas, o Content Marketing alimenta canais proprietários das empresas – perfis em redes sociais, revistas customizadas e blogs corporativos – com mensagens e formatos que destacam valores, serviços, produtos e executivos.

Conversão
Realizar a ação que a empresa deseja que o usuário realize. Exemplos: preencher um formulário, efetivar uma compra, assinar um teste, etc.

Conversion Path
É o “caminho de conversão”, ou seja, a descrição dos passos do usuário até chegar à conversão.

Content Syndication
É quando uma marca utiliza o potencial e a relevância de seu conteúdo proprietário para popularizar outros sites e canais digitais e, desta forma, atrair tráfego e, posteriormente, conversão.

Cookies
São arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras ao site é possível identificar o visitante e suas preferências.

CMS
Custom Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, é um aplicativo ou uma plataforma de tecnologia utilizados para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma organizada.

CRM
Sigla para Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento com clientes). Softwares de CRM oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes, como organização e armazenamento de informações e controle de contatos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos etc).

CRO
Sigla para Conversion Rate Optimization (Otimização de taxa de conversão). Estratégias de CRO são focadas em aumentar o percentual de visitantes que realizam as conversões desejadas no site da empresa.

Crowdsourcing
Contribuição Colaborativa ou Colaboração Coletiva, é a forma de obter recursos para a criação de um serviço ou um produto com a colaboração de um grande grupo de pessoas por meio da internet.

Cross-channel campaign
É integração da comunicação entre diversos canais para atrair e conquistar consumidores por meio da unidade da presença de marca, independentemente do canal da mensagem. Uma boa cross-channel campaign, baseada em tecnologias robustas, unifica não apenas as ações de marketing mas também as atividades
comerciais para construir uma identidade sólida para a marca.

CTA
Call-to-Action – A tradução literal seria “chamada para ação”. São comandos passados aos usuários para que eles realizem uma ação esperada pela empresa. Podem ser botões, banners ou mesmo textos com links. Em geral, utilizam verbos no imperativo. Exemplos: “clique aqui” e “aproveite essa oferta”!

Data-Driven Marketing
É o marketing orientado pela inteligência de dados. A partir do momento em que empresas entendem a importância dos dados e passam a utilizá-lo de forma estratégica, é possível otimizar investimentos, tornando-os mais assertivos, além de criar experiências personalizadas para a jornada dos consumidores. Dados organizados e centralizados permitem à marca conhecer mais e melhor seus consumidores e, desta forma, definir ações e investimentos com mais assertividade, além de ajustá-los em tempo real.

Design Responsivo
O design responsivo permite adequar um site aos mais diversos tamanhos e resoluções de tela – desde uma TV gigante até um smartphone pequeno. Com isso, as marcas não precisam criar sites diferentes para mobile e desktops, por exemplo.

DMP
Data Management Platform (DMP) é a plataforma que armazena dados de interação de usuário com a marca, desde a impressão até a conversão.

DSP
Demand Side Platforms (DSP) é o ambiente que permite a compra de publicidade de forma programática, ou seja, automatizada, já que concentra variedade de inventários divididos por perfil de audiência.

Endomarketing
É uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade).

Engagement Rate
É a métrica que indica o nível de engajamento que um conteúdo alcançou com a sua audiência. Ela mostra quantas pessoas interagiram com o conteúdo de marca por meio de comentários, compartilhamentos ou curtidas.

Evergreen Content
Pode ser definido como aquele tipo de conteúdo que é sempre relevante e nunca sai de moda.

Formulário de conversão
Campos que o visitante preenche em troca de algo (uma oferta, um cadastro para newsletter, entrar em contato com a empresa etc).

Funil de vendas
Representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda. Costuma ser dividido em Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu). Em estratégias de marketing digital é essencial produzir conteúdos para pessoas em cada um desses níveis.

Funil de vendas: Tofu
Um dos estágios do funil de vendas: Tofu – Sigla para Topo de Funil (Top of the funnel) – estágio inicial de um Lead no processo de venda, ainda longe do momento da compra. Os materiais para topo de funil são mais introdutórios e possuem o objetivo de transformar o visitante em Lead.

Funil de vendas: Mofu
Um dos estágios do funil de vendas: Mofu – Sigla para Meio de Funil (Middle of the funnel) – estágio intermediário de um potencial cliente no processo de venda. Os materiais de meio de funil têm o objetivo de fortalecer o relacionamento e a credibilidade da empresa e gerar demanda pelo produto ou serviço.

Funil de vendas: Bofu
Um dos estágios do funil de vendas: Bofu – Sigla para Fundo de Funil (bottom of the funnel) – estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo a se tornar um cliente, pronto para a compra. Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele.

Geração de Leads
Converter os visitantes do site da empresa em usuários que deixam dados de contato para receber mais informações, como newsletters. (Leads)

Growth Hacking
Metodologia que encontra oportunidades e brechas (hacks) para criar estratégias específicas com o objetivo de alcançar resultados rápidos para atingir o crescimento – quer seja de uma base de clientes ou de vendas.

Hashtag
São palavras-chave (ou termos associados a uma informação, tópico ou discussão) antecedidas pelo símbolo #. Hashtags são usadas principalmente para indexar assuntos nas redes sociais.

Inbound Marketing
O termo badalado é focado em atrair os potenciais clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa, ao invés de a empresa ir até o cliente. Para isso, usa a
criação de conteúdos relevantes e estratégias em meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele.

Inteligência Artificial
Inteligência Artificial É um ramo da ciência da computação que simula a capacidade do cérebro humano de raciocinar, tomar decisões e resolver desafios. É uma espécie de máquina de aprendizado (machine learning) que considera o contexto do desafio para propor soluções e auxiliar decisões humanas.

Landing Page
O termo pode representar qualquer página que sirva como porta de entrada de um visitante do seu site. No entanto, no contexto de marketing digital costuma ser mais utilizada como uma página criada com um propósito específico de conversão. O caso mais comum é a página com o formulário para conversão de visitantes em Leads.

Lead
PPessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente. Por meio de relacionamento, ele pode caminhar pelo Funil de venda até que se torne um cliente.

Lead Scoring
Algoritmo que determina uma pontuação para determinados perfis e comportamentos de um Lead, para analisar se o Lead é qualificado ou não.

Links Patrocinados
São anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca ou em sites afiliados (rede de Display). Na página de resultados, são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na busca e na rede de display, de acordo com o tema relacionado.

Long tail keyword
Termos mais específicos e menos concorridos na busca orgânica e em leilões de palavraschave de Links Patrocinados. São boas apostas para quem ainda não tem muito alcance, mas precisa ganhar mais relevância. Por exemplo: “bolsa feminina em palha para praia” em vez de “bolsa feminina”.

LTV
O Lifetime Value é o cálculo do valor de cada cliente para o seu negócio. Para fazer essa conta é preciso saber o valor médio que ele gasta com seus produtos ao longo do tempo em que mantém um relacionamento com seu negócio versus o quanto você investe na retenção desse cliente.

Marketing Preditivo
É a utilização de dados para prever quais ações de marketing têm mais chances de ter sucesso e tomar decisões mais inteligentes e acertadas. Ferramentas de Analytics permitem que a abordagem da marca aos consumidores aconteça no contexto mais apropriado para determinado tema ou busca.

Metadados
São os dados que falam para as ferramentas de pesquisa sobre o que se trata um site ou página.

Meta descrição (Meta description)
É uma breve descrição de uma página, que aparece nas páginas de resultados das buscas. Apesar de não ajudar no posicionamento, a meta descrição auxilia a atrair visitantes ao site, pois resume o conteúdo da página nos resultados dos buscadores.

Mídia Programática
É uma maneira automatizada de comprar e vender mídia por meio de ferramentas online que segmentam audiência, distribuindo a publicidade para o público certo, no melhor contexto para a mensagem e o objetivo da campanha. Desta forma, a automação também otimiza os investimentos, uma vez que há total
transparência sobre o budget, além do acompanhamento em tempo real, de forma detalhada, sobre a performance da comunicação.

Native Advertising
A publicidade nativa (nome em português) é uma mídia paga que assume a forma e o conteúdo do meio em que é veiculada, proporcionando uma experiência publicitária espontânea ao usuário impactado. Se a publicidade nativa estiver em um site de notícias, por exemplo, ela terá forma e conteúdo semelhantes aos dos conteúdos editoriais para não provocar uma interrupção na atividade do usuário. Deve ser identificada como publicidade (post patrocinado ou conteúdo oferecido).

Nutrição de Leads
Técnica de automação de marketing para o envio de uma sequência de e-mails após um determinado evento, com o objetivo de conduzir o Lead pelo funil de venda e aproximá-lo do momento da compra.

Opt-in
É a escolha de optar por receber informações via e-mail ao inscrever seu endereço de e-mail em um formulário de um site, dando assim permissão para entrarem em contato com o usuário.

Opt-in duplo
É a prática de enviar para o usuário um e-mail de confirmação da assinatura em sua lista. Ele só receberá os e-mails seguintes se clicar nessa mensagem.

Otimização de Mídia
É a utilização de dados para aumentar a eficiência na compra de mídia e no
desenvolvimento de campanhas de performance. Uma marca que adota uma estratégia orientada em dados pode otimizar os investimentos em mídia pois trabalha a partir de informações dos consumidores, seus hábitos e preferência, abordando-os no melhor contexto para cada mensagem e desafio.

Palavra-chave
Pode ser a palavra (ou as palavras) que resume o tema principal de um texto, frase, parágrafo etc. Em SEO, é baseado nesses termos que são feitos os esforços de otimização de uma página. Em um texto sobre uma nova versão light para ração de cachorro, a palavra-chave pode ser “ração light para cachorro”.

Retargeting
Exibição de anúncios após a visita de um usuário a um site. Exemplo: uma pessoa entra numa página de serviços de Internet e depois disso, ao visitar outros sites, aparecem anúncios dessa mesma empresa nos banners de publicidade. Essa “perseguição” acontece pela instalação de cookies no computador do usuário.

SAAS
Do inglês Software as a Service (SaaS), o software como serviço é uma forma de distribuição e comercialização de software. Serviços de música, vídeos, envio de e-mails, publicação de conteúdo, entre outros que permitem contratação e execução online, a partir de qualquer lugar, enquadram-se nesta
categoria, que está intimamente ligada ao conceito de cloud.

Segmentação de Leads
Para otimizar os resultados de ações de relacionamento como o envio de e-mail
marketing, é indicado segmentar a base de contatos de acordo com um determinado critério. Por exemplo: clientes de uma região ou de um setor do mercado podem receber disparos focados para a sua realidade.

Taxa de conversão
Porcentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Exemplo: se a taxa de conversão de uma Landing Page for 70% isso quer dizer que 70 em cada 100 visitantes viraram Leads.

UI
User Interface ou Interface do Usuário. É o meio pelo qual uma pessoa interage e controla um dispositivo, software ou aplicativo. Esse controle
pode ser feito por meio de botões, menus e qualquer elemento que forneça uma interação entre o dispositivo e o usuário.

UX
Sigla para User Experience (Experiência do Usuário, em português). É o conjunto de práticas e teorias utilizadas basicamente para gerenciar os impactos emocionais e funcionais que um produto ou serviço deve gerar no cliente ou usuário.

Teste A/B
Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho com a interação do público. Um exemplo é uma página com um formulário com quatro campos e uma versão com oito campos. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao usuário.

Webinar
Conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo (abreviação de seminário Web). Pode ser uma aula, palestra, um debate, entre outras opções. Pode ser exibido ao vivo ou gravado.

MÉTRICAS

CAC
Custo de Aquisição de Cliente. É uma métrica significativa para as empresas que querem saber o quanto estão gastando para conquistar cada novo cliente e serve para definir o orçamento e as ações de marketing.

CPC
Custo por Clique. É uma forma de cobrança de serviços como anúncios pagos, no qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.

CPA
Custo por Aquisição. É uma forma de cobrança como o CPC, porém calculada em cima das conversões realizadas, e não dos cliques.

CTR
Sigla para Click through Rate, é o número de cliques dividido pelo número de impressões (visualizações) de um anúncio exibido. Essa taxa é extremamente importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois um anúncio com CTR baixo tem poucos cliques em relação a visualizações e geralmente custa mais caro, devendo ser otimizado.

KPI
Sigla para Key Performance Indicators. São os indicadores definidos para medir o progresso de suas ações para alcançar uma determinada meta.

Location Based Marketing
É o marketing baseado na localização do usuário. Trata-se de uma estratégia de marketing direto que utiliza a localização de um dispositivo móvel para abordar o proprietário do dispositivo sobre uma oferta de uma empresa próxima.

Pageviews
São as visualizações de páginas de um site. Atenção: pageviews são diferentes de visitas. Para ficar claro: em uma visita, você pode ter mais de um pageview numa mesma página, isso vai apenas depender de quantas vezes o usuário entrou nela.

ROI
Sigla para Return on Investment (Retorno sobre Investimento, em português). É a relação entre o dinheiro ganho (ou perdido) e o que foi investido em seus esforços de marketing.

SEM
A sigla para Search Engine Marketing. O SEM é um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de promover um site nas páginas de resultados dos buscadores. Geralmente o SEM é dividido entre SEO (otimização para o site
aparecer na Busca Orgânica) e anúncios em Links Patrocinados.

SEO
É a sigla para Search Engine Optimization (otimização para buscadores). SEO é o conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca.

Visita
É um acesso a um site. Um visitante pode fazer mais de uma visita em um site, por exemplo. Se ele fechar o site e entrar de novo em um intervalo maior do que 30 minutos, isso contabilizará duas visitas de um mesmo visitante.

Visitante
É o usuário que faz as ações no site durante uma sessão.

Visitante Único
É o visitante que, se já entrou em determinado site e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma é possível saber quantos visitantes um site teve, sem contar o mesmo usuário mais de uma vez.

Visitantes de retorno
É um visitante único que tenha entrado mais de uma vez em um site.

Web Analytics
É a ação de mensurar, coletar, analisar e reportar os dados da internet, viabilizada pelas boas ferramentas de Analytics, com o propósito de entender e melhorar a experiência dos consumidores e melhorar os resultados das ações em seu site e outros canais digitais.

Ficou mega grande este post, más espero que gostem.
Até o próximo 🙂

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