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Funil de Marketing Digital de Performance

Todo processo de vendas, de qualquer tipo de empresa e de produto, é, na verdade, um processo de aprendizado e de melhoria constante. Além disso, em qualquer cenário, ele também é um processo de gerenciamento da perda, pois a cada etapa, menos clientes estão no processo.

Por essas duas razões, a imagem do funil e a criação de diferentes etapas são a melhor maneira visual e matemática de você enxergar qualquer funil e o de marketing digital não é exceção.

Etapas e Conversão

É natural em um processo de venda que quanto mais perto do fechamento de fato, menos pessoas sobram no funil. Para buscar a otimização disso que criamos etapas, assim é possível identificar momentos chave que o visitante está mais propenso a comprar e agir em cima. De maneira genérica, qualquer funil de marketing digital possui as seguintes etapas conforme a imagem acima:

1. Tráfego ou Público-Alvo: Esse é o universo de pessoas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço. Em alguns negócios isso ser definido por apenas um perfil, mas o nome é que você tem alguns perfis com interesses levemente distintos. De todo modo, o primeiro esforço de marketing vai ser pensar em como chegar nessas pessoas.

2. Visitantes: A segunda grande preocupação é conseguir atrair esse público para o seu site. Para isso, será necessário criar anúncios simples e sedutores que consigam rapidamente chamar a atenção e convencer o cliente, tornando-o em um visitante!

3. Lead: A etapa seguinte é transformar um simples visitante em um lead, ou seja, alguém com um cadastro, nem que seja só de e-mail. Isso tem um papel essencial no marketing digital, pois a relação é mais superficial e manter um contato é de suma importância para a conversão.

4. Oportunidade: Em todos os tipos de negócio on-line, existe um momento no qual o Lead demonstra mais claramente ter intenção de comprar Esse é um momento chave para ser trabalhada e vai ajudar na conversão final enormemente. Isso é definito de negócio a negócio, na LUZ, por exemplo, é o download de versão demonstrativa!

5. Cliente: Por fim, o momento mais esperado e delicado, resultado de todo esforço anterior, é a venda. Nessa última conversão, finalmente um total desconhecido vira um cliente que decidiu pagar pelo seu produto/serviço. Essa é a última e mais importante métrica de todas!

Conseguiu entender a importância de um funil de marketing digital e seu funcionamento? Podemos ajudar com algo mais? Deixe seu comentário!

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