SP 11 94190-6079 / BA 71 99122-2465 contato@voodigital.com.br

Os profissionais de marketing podem ser especialistas analíticos com experiência digital, mas o marketing contextual acrescenta uma dimensão inteiramente nova.

 

O marketing contextual é uma das forças mais disruptivas que explodem na disciplina de marketing desde que surgiu o mantra de todos os profissionais de marketing – preço, produto, colocação e promoção. Na verdade, de acordo com a  Harvard Business Review , está previsto que a abordagem dos “Quatro Ps” esteja em constante fluxo “. O marketing contextual é uma técnica que coleta informações do usuário de várias fontes (navegação na Web ou check-in de local on-line, por exemplo) e as utiliza para fornecer conteúdo preciso, relevante e personalizado para as pessoas certas, no momento certo.

Os profissionais de marketing de hoje podem ser especialistas analíticos com experiência digital, mas o marketing contextual acrescenta uma dimensão inteiramente nova ao engajamento do cliente. Veja por que é mais importante e relevante para os profissionais de marketing de hoje:

 

1. Adapta-se perfeitamente a um mercado acionado por dispositivos e a uma mudança nos estilos de vida dos clientes

Cerca de 1,3 bilhão de smartphones foram vendidos em 2014. Gastamos mais tempo  acessando a Internet via smartphones do que nossos computadores. Quanto mais tempo passamos conectados à Internet através de nossos dispositivos, mais informações compartilhamos. Ao mesmo tempo, a sociedade tornou-se menos focada na comunidade e agora está voltada para o status e as conquistas individuais, tornando o marketing de massa irrelevante e não direcionado. Mensagens de marketing em massa, quando enviadas para nossos dispositivos pessoais, parecem ainda mais intrusivas. Por outro lado, mensagens de marketing bem direcionadas, enviadas aos indivíduos no momento certo, no lugar certo e recebidas de qualquer dispositivo que elas queiram, podem ser extraordinariamente bem-sucedidas, gerando retenção de clientes, criando novas vendas e adicionando profundidade ao mundo omnichannel.

 

2. Capacita clientes e consumidores

O marketing contextual coloca os clientes e consumidores no controle, já que eles podem configurar seus dispositivos para limitar a publicidade ou optar por permitir que os serviços baseados em localização acessem seus smartphones. E de acordo com um estudo da Pew Research, 74% dos  consumidores com smartphones escolhem usar serviços baseados em localização. Observe a palavra “escolher”: os consumidores são capacitados, pois podem optar por usar esses serviços devido à sua relevância naquele momento. Isso também libera os consumidores do marketing restrito e voltado para a data de eventos. Eles não são enviados para um site ou são obrigados a esperar até o final de semana por uma venda on-line. O marketing contextual atende ao desejo de gratificação instantânea: as empresas que respondem instantaneamente à demanda do consumidor são recompensadas, e envia conteúdo ao cliente exatamente no momento certo é uma ótima maneira de fazer isso. Além disso, ao enviar mensagens certas e precisas diretamente aos consumidores, as empresas estão eliminando a necessidade de peneirar o clamor de marketing para chegar ao que realmente desejam, liberando-as do ruído gerado pela Internet.

 

3. Ele se encaixa com o clima econômico

Pós-austeridade, os consumidores adoram uma barganha, mais do que nunca. Exércitos de consumidores econômicos se recusam a comprar qualquer coisa on-line até encontrar um cupom para reduzir o custo ou usar um aplicativo de comparação para garantir o melhor negócio. O marketing contextual se encaixa perfeitamente aqui, oferecendo mensagens hiper-direcionadas com ofertas apropriadas para o cliente, enviadas exatamente no estágio certo do ciclo de compra. É rentável para entregar e gera receita. Mas não se preocupe, isso não soa como a morte do outdoor ainda. Embora o marketing caro, de tamanho único, possa parecer grosseiro e caro em comparação, as técnicas inteligentes de publicidade acima da linha ainda têm seu lugar. Equipes de marketing digital podem integrar anúncios acima da linha dentro de uma campanha de marketing contextual.

 

4. Ele usa inteligência de localização

O marketing contextual usa dados extraídos de diferentes fontes para criar um perfil de comprador preciso e analisar o comportamento do comprador. A tecnologia de inteligência de localização é fundamental para isso, pois permite que o local e a posição sejam trabalhados na estratégia de marketing. Há mais inteligência de localização disponível para nós do que nunca, incluindo pontos de interesse, mapas embutidos, construção de pegadas. Os dados de localização agregam valor a um relacionamento com o cliente, e cada vez mais profissionais de marketing estão aumentando suas taxas de sucesso, incorporando-o em suas estratégias de marketing.

Não mais sobre o marketing “quatro Ps”, a inteligência baseada em localização facilitou os “quatro Rs”:

  • Relevância
  • Resposta
  • receita
  • Resultados

Aproveitar a  inteligência de localização  adiciona uma nova dimensão ao marketing. É a razão pela qual o marketing contextual saiu dos departamentos de marketing e se tornou realidade.

5. funciona

Enquanto o marketing contextual ainda está em crescimento, as empresas que compartilham suas taxas de sucesso não são difíceis de obter. Pegue a operadora de telefonia móvel da Europa Ocidental, que gerou um crescimento de receita de 64% ano a ano e melhorou a satisfação do cliente a partir do envolvimento contínuo contextual. As taxas de resposta e as taxas de conversão são de cinco a 20 vezes maiores do que os resultados da publicidade online convencional, de acordo com Nathan Hull no The Guide to Internet Marketing .

Também é rentável. Você não está gritando com um megafone, esperando que alguém responda, mas enviando uma mensagem pessoal e válida, gerando um relacionamento um-para-um. E isso não precisa ser complexo; hoje, empresas como a SAP estão oferecendo plataformas de Marketing Contextual, para que você possa se beneficiar de sua natureza dinâmica e responder em tempo real, com conteúdo preciso, atingindo o consumidor no exato momento da necessidade.

Ele permite que as empresas promovam um diálogo instantâneo bidirecional com os clientes, usando essas técnicas, combinadas com dispositivos e tecnologia, a fim de ajustar de forma mais adequada regularmente. Isso pode afetar o Net Performer Scores e outras formas de aprimorar a experiência de um cliente.

Com o marketing contextual, os mundos físico e digital se fundem para impulsionar os resultados e oferecer o máximo em marketing inteligente. É um divisor de águas e um que criará impacto para sua organização.

%d blogueiros gostam disto: